fbpx

HÁBITOS SUSTENTÁVEIS PARA 2021

Pensar em ações que você pode adotar para ser mais sustentável é uma ótima forma de começar 2021. Você constantemente irá se perguntar se tudo o que você consome é realmente necessário e fará pequenas mudanças nos hábitos, principalmente os alimentares, que é umas das formas individuais mais significativas de ter uma atitude sustentável. Confira algumas sugestões para você aderir no próximo ano.

  • Tenha uma dieta mais sustentável. Como?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), as mudanças climáticas já vem impactando no aumento da fome, ainda mais com o crescimento da população mundial e, por meio de pequenas ações rotineiras, é possível ter muito impacto.

Dia sem carne.

Uma vez por semana, tente ficar o dia todo sem comer carne. Se não for possível, opte por uma refeição 100% vegetariana.

Reduzindo o desperdício de comida.

Um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado e também os recursos, como água, mão de obra e transportes usados na produção.

Faça bom uso de água.

Reduzir o consumo, de modo geral, ajuda a economizar água. Mas você também pode reduzir o consumo de água doméstico para contribuir com o planeta.

Acabe com o consumo industrializado.

Além da alimentação natural ser melhor para a saúde, você pode apoiar a produção local através de agricultores familiares. Menos agrotóxicos, menos poluição, menos gastos de recursos e distâncias de frete percorridas por caminhões e outros veículos.

  • Reciclagem de lixo. Você faz corretamente?

Além da separação comum entre vidro, papel, plástico, existem outros tipos de resíduos que não devem ser jogados em lixeira comum. Itens como pilhas, tintas, celulares, remédios, produtos químicos, fertilizantes e cartuchos. Eles podem infiltrar o solo e acabar em reservas de água, contaminando recursos naturais.

Compostagem caseira.

Compostagem é o processo de transformação da matéria orgânica e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. O processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil que pode ser reutilizado em plantas. 

Reduza o consumo. 

Adotar o slow fashion é uma postura eco-friendly, pois esse movimento preza pela diversidade e dá preferência a fibras têxteis com impacto reduzido, como o algodão orgânico.

Conhece outras dicas? Compartilhe.

POSTAGENS RELACIONADAS

ACOMPANHE AS DICAS E NOTÍCIAS DO QUE HÁ DE MAIS MODERNO NO MUNDO DOS MÓVEIS SOB MEDIDA.

FALE CONOSCO:
(41) 3656-1067

ACOMPANHE NAS REDES