O que a Pandemia nos ensinou? Como isso impacta no futuro dos nossos lares. - Movelaria Oliveira

O que a Pandemia nos ensinou? Como isso impacta no futuro dos nossos lares.

Durante os meses que ficamos confinados dentro de casa, começamos a sentir a necessidade de reformar ambientes, seja para dar novo significado ou reaproveitar os cômodos, tudo em prol do novo formato de vida que estamos levando, com crianças estudando e adultos trabalhando em casa. Segundo o Google Trends, as buscas pelos termos “home office”, “trabalhar de casa” e “trabalho em casa” atingiram o nível mais alto na plataforma desde 2004.

Além disso, a nova rotina de higiene e cuidados para prevenir a contaminação está sendo incorporada ao nosso hábito e que será mantido após a pandemia, exigiu mudanças na organização da casa e na forma que utilizamos algumas áreas. 

Não é a primeira vez em que uma crise sanitária influenciou o desenho e a organização do espaço residencial. Afinal, o banheiro foi uma delas… As medidas sanitaristas da Europa no final do século XIX e até mesmo famílias que moram em regiões com neve ou áridas já fizeram ao longo dos anos modificações na arquitetura e nas funções da casa.

Depois de ler esse post você irá concordar que algumas dessas “tendências pandêmicas” têm muito potencial para fazer parte do nosso do dia a dia.

 

Home Office

A tendência de trabalhar em casa não é nova e já está em expansão há alguns anos desde quando empresas aderiram ao formato como forma de fugir do trânsito em grandes cidades.

O aumento de microempreendedores também contribuiu para o aumento da necessidade de criar cômodos voltados ao trabalho e ao estudo dentro de casa. Com a pandemia da COVID-19, o home office ganhou ainda mais força e com um plus: as crianças estão estudando em casa!

Ou seja, os lares definitivamente não estavam preparados para ter 4 ou 5 pessoas precisando de mesas de trabalho simultaneamente. 

E a tendência? Milhares de empresas já vêm sinalizando que desejam manter este formato de trabalho mesmo após o fim da pandemia. Por isso, nos lares será fundamental ter um espaço planejado para receber a rotina de atividades profissionais e de estudo dos pequenos, com foco no conforto e na produtividade.

 

Hall de entrada e móveis multifuncionais

Em países com neve, essa área ainda é muito valorizada, afinal, as pessoas estão acostumadas a se desmontar de botas e casacos molhados antes de entrar em casa. Mas, em países como o nosso, esse espaço entrou em desuso, especialmente nos imóveis mais novos e reduzidos.

Mas, nos dias atuais, temos um ritual antiviral ao chegar em casa. Precisamos de um espaço físico para colocar os sapatos, compras, máscaras limpas, cesto para sujas e álcool em gel. Essa área pode ser um espaço construído, se você tem essa possibilidade ou pode ser criado roubando espaço próximo a entrada com a ajuda de móveis sob medida feitos estrategicamente para esse fim.

 

Lavabos

O lavabo sempre teve uma função muito clara dentro da casa: dar aos convidados um banheiro diferente daquele que a sua família compartilha. Em tempos de pandemia, esse banheiro oferece facilidade para a higienização logo na entrada da casa

 

Conforto

Nunca houve tanta necessidade de conforto e fugir do estresse. Por isso, pode ser importante pensar em formas de incorporar exercícios dentro de casa, uma área de lazer, um canto para meditação ou até mesmo uma reforma na sala para acomodar melhor os moradores. Móveis sob medida auxiliam a criar subdivisões dentro de um ambiente integrado, criando diferentes usos para o mesmo cômodo.

 

Condomínios

No futuro, condomínios investirão em áreas verdes e em decorações que priorizem o uso de plantas para transmitir leveza e bem-estar para os áreas comuns. Além disso, algumas entradas de prédios precisarão sofrer alterações para lidar com o volume de entregas de uma forma segura.

 

Automação residencial

A pandemia também mudou nossa relação com a internet através de aplicativos de mensagem, videoconferência, compras online e ajudou a popularizar as assistentes virtuais como a Alexia, ferramenta que permite inteligência artificial nas residências, com controle por voz atuantes na luz, ar-condicionado, som e muitas outras funções. 



POST ANTERIOR

POST SEGUINTE