Movelaria Oliveira - 7 Dicas Para Ter Mais Produtividade em Home Office

7 Dicas Para Ter Mais Produtividade em Home Office.

O mercado de trabalho mudou muito com o passar dos anos, isso todo mundo concorda não é? O modelo Home Office vem tomando cada vez mais forma nas empresas do Brasil, algumas empresas apostam  cada vez mais nesse novo modelo de trabalho, permitindo que quase 100% da sua força de trabalho use esse modelo!

O mundo dos negócios cresceu significativamente nos últimos anos, segundo o site Portal do Empreendedor, estima-se que já existam mais de 8,1 Milhões de microempreendedores no país, na sua grande maioria, trabalham em casa ou de um Coworking(Modelo de trabalho que nada mais é do que escritórios compartilhados com outros empreendedores) e dessa forma, necessitam de maior atenção e regras próprias para se manter focado no trabalho do dia a dia.

 

E para que você tenha uma alta performance nesse ambiente de trabalho, vamos dar 7 dicas de como ser produtivo e focado em Home Office

 

Bom, para se chamar home office, o espaço não precisa necessariamente ser em um local fechado, sem contato com outras pessoas ou ambiente das sua casa.

Mas para manter uma produtividade alta e foco em tudo que está fazendo, é importante ter um local calmo e silencioso.

Muitas das vezes precisamos de silêncio para produzirmos, ou até mesmo como música, mas nada muito exagerado.

Se você não tem um ambiente da sua casa onde possa instalar seu home office, procure sempre o ambiente mais calmo, como quartos e até salas de jantar, esses espaços geralmente tem pouco fluxo de pessoas e acaba sendo um dos ambientes mais calmos da casa.

 

Condições de Trabalho(Móveis e Equipamentos).

 

A mobília do seu home office conta e muito quando falamos em produtividade, espaços otimizados para uma boa performance dentro do sua estação de trabalho, faz com que leve menos tempo para execução de tarefas simples como, usar um grampeador de papéis, alcançar um régua ou caneta, e fazer anotações pertinentes ao seu projeto.

Quanto menos tempo levar para fazer tarefas fáceis, mais tempo terá para produzir o que de fato é necessário. 

O ideal é buscar por móveis sob medida para ter a otimização ideal do seu espaço, busque sempre por arquitetos qualificados que com certeza irão lhe ajudar nessa empreitada.

A busca por equipamentos de qualidade também é parte importante dessa alta produtividade, afinal, um bom computador com periféricos que atendam sua demanda de trabalho é essencial, por isso, aconselhamos sempre buscar por workstation de alta performance, e por equipamentos seja qual for, de qualidade e que tenham uma marca estruturada no mercado! 

 

Crie uma Agenda de Trabalho.

 

Para se manter no ritmo e não perder nenhum minuto do seu tempo, crie uma agenda de fluxo de trabalho, marque com horas ou minutos cada projeto que irá executar, deixe bem claro na sua cabeça que precisará terminar esse trabalho no prazo estipulado, ou seja, não se permita atrasar nem um minuto, dessa forma, seu cérebro começa a entender que sempre que tiver um tempo demarcado, precisará manter atenção total no projeto.

Para facilitar, existem várias ferramentas de cronômetro na web, uma técnica boa, é a Técnica Pomodoro, onde basicamente, usa-se um cronômetro para um certo tempo de trabalho e outro com tempo de descanso em meio aos seus projetos.

Ferramentas como Google Keep, Trello, ToDoIst, também são focadas em manter sua produtividade em alta.

 

Divida Seu Dia em Pequenas Metas.

 

Se seu trabalho depende de visitas em cliente ou vídeo conferências constantes, tente sempre dividir seu dia em pequenas metas, ou em fases como, reuniões pela manhã e visitas pela tarde, isso faz com que no meio desses afazeres, você tenha tempo para executar as tarefas administrativas da sua empresa.

Para que não fique um trabalho monótono e sem graça, sempre tente se livrar um pouco dele, como na dica anterior, sempre saia da frente do PC por pelo menos 10 minutos a cada 30 minutos de trabalho, isso fará com que descanse e melhore sua criatividade.

Criar uma rotina de trabalho, ajuda muito na hora da execução de tarefas diárias, muitas das vezes, quando criamos um hábito, acabamos colocando no automático nossas ações, e isso ajuda na hora de otimizar seu tempo, você pode encontrar mais sobre esse assunto no livro O Poder do Hábito, vale a pena a leitura.

 

Evite Distrações.

 

Essa talvez seja uma das dicas mais valiosa de hoje, afinal, vivemos em um mundo cheio de distrações e vários conteúdos para que você perca seu foco no que está fazendo, e

o inimigo número 1 dessa dica é o temido, mas adorado Smartphone.

Com notificações de vários aplicativos, e amigos o tempo todo querendo conversar com você, ele se torna o pior inimigo da nossa jornada de trabalho. Nosso conselho é, deixá-lo em modo silencioso pelo período que estará concentrado em suas atividades, mas não é só ele que tira nossa paz na hora mais inapropriada. Crianças e animais também podem atrapalhar e muito essa tão sonhada produtividade em home office, nesse caso, aconselhamos um local fechado e livre de pessoas que não estão no mesmo fluxo de pensamento que o seu. Lembre-se, apesar de estar em “casa” seu trabalho é tão pertinente quanto nas instalações de uma empresa.

 

Vista-se Como Se Não Estivesse Em “Casa”.

 

Muitas pessoas pensam que, quando falamos que trabalhamos em home office, logo acham que ficamos em casa de pijama e pantufa bem tranquilos, tomando aquele cafezinho a hora que bem entendermos, bom, não é bem assim não é?

Um estudo revelou que, as pessoas que se vestem adequadamente para o trabalho mesmo sendo em home office, conseguem executar suas tarefas com maior destreza e sem entraves, isso porque, quando vestidas de forma adequada, levam mais a sério suas tarefas. Mas nada impede de usar a roupa que te deixa mais confortável em seu ambiente de trabalho.

 

Home Office Não é Só Trabalho Em Casa.

 

Essa na  verdade não é uma dica e sim uma informação sobre esse conceito.

O entendimento de home office, muitas vezes não é levado em consideração pela maioria das pessoas, afinal, o conceito home office é basicamente um trabalho fora do trabalho, ou seja, de onde você estiver, isso mesmo, estando onde estiver e com chance de fazer suas tarefas de trabalho, você o fará.

Um exemplo bem claro, são pessoas que trabalho em trânsito, viajando de um local para outro, e dessa forma fazem suas tarefas de trabalho no meio disso.

 

Saia do Trabalho No Fim Do Dia.

 

Mesmo que seu escritório fique em casa, vá embora dele, isso mesmo quando expediente chegar ao final, desligue tudo e vá embora, levante da sua cadeira e esqueça que sua mesa e seu PC estão ali, é importante esse ato, para não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Afinal, se trabalhasse em uma empresa ficaria 24h disponível para eles?

Pense na sua saúde antes e mais nada, você precisa manter sua máquina funcionando para que outras peças andem conforme queira.

 

Conclusão

 

Depois dessas dicas valiosas, esperamos que sua produtividade melhores em home office.

Não há dúvidas que trabalhar em home office é um grande ganho, sendo ele no âmbito familiar ou até dos negócios, com maior liberdade de horários, adaptabilidade de rotinas e a fuga daquele trânsito caótico da sua cidade.

Cremos que agora você está preparado para tomar a decisão que ainda estava em duvida, trabalho em home office é uma tendência muito forte, e a adaptação a esse tipo e trabalho será um diferencial no mundo do negócios em breve.