Automação Residencial e a Internet das Coisas(IoT)

Automação Residencial e a Internet das Coisas(IoT)

Já à algum tempo, a internet vem mudando o mundo, vem trazendo cada vez mais comodidade e conforto quando usada da forma correta.

O fato é que, usamos essa tecnologia em vários momentos das nossas vidas, Smartphone, Smart tvs, automação residencial e agora, eletrodomésticos Smart, esse último item vem mudando o modo como vemos o mundo dentro de casa, com aspiradores de pó autônomos, máquinas de café que tem a capacidade de fazer o café com um simples clique na tela do celular, e até máquinas de lavar que são programadas por um dispositivo móvel, tudo isso surgiu por conta de uma tecnologia chamada de IoT(Internet of Things) ou seja, Internet das Coisas, isso mesmo, as “coisas” agora com internet, nesse ponto imaginamos: O que seria possível fazer com tanta tecnologia? Pois bem, empresas especializadas em IoT e automação residencial, já pensaram em quase tudo, mas para iniciar, vamos falar um pouco como surgiu o conceito IoT e como ele evolui com o passar dos anos.

 

O início de tudo.

O conceito “Internet das coisas” como é chamada no Brasil, surgiu em 1999, isso mesmo, 1999, à 20 anos atrás.

O pesquisador Kevin Ashton, começou a fazer testes com uma tecnologia chamada RFID(Radio-Frequency IDentification) em português, Identificação por radio frequencia, com essa tecnologia expandida sendo usada nos meios industriais, e adaptadas à algumas residências, começou a surgir um novo conceito de tecnologia para casas e indústrias 4.0.

Esse conceito veio crescendo com o passar do anos e agora se tornou realidade em nossas vidas.

A internet das coisas irá codificar nos próximos anos, cerca de 50 a 100 bilhões de objetos no mundo. Estima-se que cada pessoa ao redor do planeta, está rodeado por cerca de 1000(mil) a 5000(cinco mil) objetos, em média. Segundo pesquisa de empresas especializadas, em meados de 2020 haverá, no mundo, aproximadamente 26 bilhões de dispositivos com um sistema de conexão à internet das coisas. Com a expansão da internet móvel, as possibilidades de conexão entres dispositivos móveis e “coisas” será muito maior.

 

Vamos ao que interessa

Bom, até agora falamos somente da tecnologia, que para algumas pessoas pode parecer chato, mas é agora que a mágica acontece. Imagine, casas totalmente automatizadas, todas as luzes e aparelhos eletrônicos, dispostos para acesso de onde você estiver pela tela do seu Smartphone, pense que no trajeto do trabalho para a casa, você pode programar sua cafeteira para que ela deixe aquele cafezinho delicioso pronto para quando chegar em casa, como se já não bastasse tamanha comodidade, você ainda pode programar seu ar-condicionado para ligar 15 minutos antes da sua chegada, dessa forma, a casa se mantém na temperatura mais agradável para você, isso é só o começo da revolução que essa tecnologia pode trazer para sua residência.

 

Projetos das casas inteligentes.

É importante ressaltar que, para se ter uma “Smart House” ou “Casas Inteligentes”, é indispensável um projeto bem feito, desde a construção dela até o planejamento da disposição das centrais de automação, por isso, fazer um projeto de móveis sob medida que se encaixe perfeitamente com seus ambientes é essencial para seu perfeito funcionamento.

Casas Prontas.

Vale lembrar, que casas já prontas com os móveis no lugar, também podem ter seu projeto de automação definido, com aparelhos para adaptação e muito trabalho, é possível deixar sua casa “super esperta”.

 

Vantagens em se ter uma Smart House

São muitas as vantagens em se automatizar uma residência, talvez a principal seja a comodidade, abrir o portão da garagem e a iluminação do local ativar automaticamente para facilitar o acesso, chegar em casa e o ar-condicionado estar na temperatura desejada. Sistemas de seguranças como alarmes e monitoramento em vídeo, também ganham muito espaço nesse conceito, esses sistemas de segurança pode ser programados para que reconheçam o dono da casa para recepcioná lo de forma personalizada, acendendo as luzes, ligando o ar-condicionado e até mesmo colocando sua Smart Tv no seu canal favorito.

 

A mobília faz toda a diferença

Os móveis das casas inteligentes, nem sempre são adaptados à essa tecnologia, mas com projetos elaborados por ARQUITETOS ou DESIGNER DE INTERIORES, é possível fazer uma mobília que ‘converse’ com sua casa e suas automações, Móveis sob medida é a melhor opção nesse caso, vale muito a pena contratar uma empresa ou profissional da área para ajudar nesse projeto. Alguns detalhes são importantes na hora de pensar em um projeto para seus móveis sob medida, a disposição deles em seu ambiente, o quão adaptável eles podem ser em algumas ocasiões e até a acústica do local, afinal, as assistentes virtuais tem tomado contas de nossas casas.

 

Para finalizar nosso artigo, vamos falar dessa tecnologia mais especificamente em uso no seu dia a dia, as assistentes virtuais do Google e Amazon, são uma boa pedida para começar a usar essas novidades, ela ajudam nas tarefas como, uma luz(necessita de uma lâmpada inteligente), podem também controlar Smart TVs e videogames.

A empresa de tecnologia Positivo Informática, passou a disponibilizar um conjunto de aparelhos que fazem sua casa se tornar super inteligente, os produtos são, tomadas inteligentes, lambadas que se conectam via wi-fi, e até câmeras de segurança sem fio, essa iniciativa da empresa ajuda popularizar o conceito IoT e trás pra mais perto da gente toda essa tecnologia. 

 

Ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado desse artigo, fiquei ligado em nosso blog que sempre temos novidades.

Acesse nossa redes sociais, procure por Movelaria Oliveira.