Dicas de Jardins de Inverno e Plantas Internas - Movelaria Oliveira

Dicas de Jardins de Inverno e Plantas Internas

Cai entre nós, jardins de inverno e plantas internas dão o maior charme e requinte em qualquer ambiente, você não acha? Hoje vamos dar algumas dicas e ensinar alguns truques de como usar de forma sabia, otimizada e com muita sofisticação tudo isso.

Bom, pra começar, vamos falar das etapas que precisamos respeitar para criar um jardim de inverno dos sonhos, primeiro pensamos na escolha do espaço que devemos reservar em nossos ambientes para tal feito.

A escolha do Ambiente

Hoje com ambientes cada vez mais otimizados, precisamos buscar a melhor forma de encaixar tudo no seu devido lugar, moveis sob medida de alto padrão, poltronas de luxo, cozinhas projetadas, feitos exclusivamente para cada ambiente em detalhes, tudo isso se encaixa em nosso propósito, levar nossas queridas plantas para o ambiente interno da casa. 

A planta ideal

A segunda parte é escolher as plantas que usaremos nessa empreitada, a escolha da planta vem antes das etapas construtivas do projeto de mobília, pois temos que definir quais tamanhos tem e quais formatos serão ideais para o espaço escolhido.

O móvel perfeito

A próxima etapa, acreditamos que seja uma das mais importantes, é a escolha dos móveis, é nessa parte que conseguimos definir a personalidade e glamour que nossa casa terá. Móveis de luxo ou sob medida de alto padrão, se encaixam perfeitamente em qualquer ambiente que desejar, tendo um bom designer de interiores e um arquiteto ao seu lado, tudo sairá conforme o planejado.

Decoração faz parte do projeto

E por último mas não menos importante, contamos com as peças decorativas, essa parte do projeto pode ser vinculada na hora em  que o projeto estiver tomando forma nas mão do designer de interiores, aqui vemos desde de nichos maravilhosos até poltronas de luxo.

Pensar no ambiente como um todo faz parte da definição do estilo de jardim de inverno que vai adotar para sua casa, estilos como tradicional, contemporâneo e barroco, são alguns dos modelos a se seguir.

Para ambientes fechados e com pouca luz, é importante escolher entre paredes e porta de vidro, isso faz com que a pouca luz do sol que entra no ambiente, atinja as plantas o tempo necessário. Lembra que falamos no começo dessa matéria? 

Plantas que fazem toda diferença

A escolha das plantas é parte essencial, pois ali, você junto com seu designer, escolhem as plantas que mais combinam com o ambiente onde elas estarão.

Indicamos algumas plantas para usar no seu lindo jardim:

Mini Cactos em vasos, os mini cactos são plantas resistente a falta de luz e água, sobrevivem com muito pouco recurso e dão uma charme especial aos locais onde são colocados.

Lança de São Jorge, essa planta e uma “prima” do cactos, pois não necessita de muita água para viver e consegue receber pouca luz durante o dia.

Begonia, Violeta e Amor Perfeito, são plantas “coringa”, a begônia e a violeta ambas aceitam luz difusa, e a violeta aceita meia sombra. São plantas que não toleram sol pleno e que são perfeitas para esse tipo de ambiente.

Bom, já falamos um pouco sobre Jardins de Inverno e sua especificidades, agora vamos partir para as 

Plantas Internas

O mesmo cuidado que temos com os jardins, temos que ter com as plantas internas, pois elas se assemelham ao conjunto de plantas mas se dispõem separadas nos ambientes.

Sendo mais versátil e com variações relevantes na hora da escolha, plantas para área interna da casa, trazem uma sensação de relaxamento e tranquilidade para qualquer cômodo da casa, além de ar puro de alegria.

Elas são lindas e só fazem o bem pra gente, mas temos que pensar na parte prática, aqui vai algumas dicas de como escolher a planta ideal para seu ambiente.

Pense no tamanho que sua planta pode chegar, pois o tamanho dela pode interferir na locomoção e na abertura de portas e gavetas, vale lembrar que o ideal é planejar seus ambiente da melhor forma possível, usando a expertise de um arquiteto ou designer de interiores, dessa forma, com a mobília correta e disposta no lugar certo, você não terá preocupações futuras com suas plantinhas.

Escolher de forma que sua planta não seja tão dependente de você, pois com a correria do dia a dia e o stress do trabalho, muitas vezes não lembramos de regá-las e podá-las da forma que deveríamos. A quem diga que, cuidar das plantas é uma terapia e tanta, regar, podar e adubar, são ações que trazem um efeito de relaxamento e bem-estar, nesse momento você esquece seus problemas que só quer dar o melhor cuidado possível para sua planta.

O local ideal

A escolha do lugar onde vão ficar, faz toda a diferença entre ter uma planta saudável ou não, seja em quartos, cozinhas, sala de estar, home office e até banheiros,  a janela é um ótimo local para colocar suas plantas, é onde o sol bate com maior incidência e quando abertas, onde entra o maior fluxo de ar. 

Falamos um pouco sobre Jardins de inverno e plantas internas, vale lembrar que a M.O pode te ajudar no projeto de mobília para toda sua casa. Aqui em nosso blog você encontra muita coisa boa e dicas para ter um ambiente lindo e sofisticado que expressa sua personalidade em cada detalhe dos móveis.