Urban Jungle, saiba o que é e como criar o seu! Movelaria Oliveira

Urban Jungle, saiba o que é e como criar o seu!

Hoje temos um blog um pouco diferente, nossa parceira com a Floricultura Mania De Flor trouxe um artigo inteiro e detalhado sobre Urban Jungle e qual o cuidado você deve ter com essa modalidade de decoração viva.

Venha com a gente nesse artigo e saiba tudo sobre as plantinha que fazem nossa cabeça!

 

Você é uma daquelas pessoas que ficam sonhando em ter várias plantas na decoração e transformar seu lar em uma verdadeira Urban Jungle mas não sabe como cuidar das plantinhas?
Calma…
Eu sou a Crys Bernardes da (@maniadeflor.floricultura), sou florista e jardinista e vou te ajudar nesse projeto.

 

4 dicas de como elaborar sua Urban Jungle.

 

Vamos começar com duas dicas valiosas de como escolher as plantas ideais (hoje, para ambientes internos) e seguimos com sugestões de 3 espécies bem fáceis de cuidar.
Vamos lá:

 

A iluminação faz toda a diferença


LUZ: Antes de escolher qualquer planta você precisa definir o local que ela irá ficar e aí observar qual é a quantidade de LUZ NATURAL que aquele espaço recebe… Sol da manhã, da tarde, ou nunca recebe sol? A janela é longe?  É grande, é pequena… rsrsrs
Juro que não é tão difícil quanto parece e se você prestar atenção nessa etapa, 50% (ou mais) são as chances da sua planta se desenvolver bem.
Caso você não saiba a resposta destas perguntas de imediato, observe o ambiente por alguns dias em diferentes horários.

Agora pense em qual EFEITO você gostaria de obter com esta plantinha…

Por exemplo: ficará em cima de uma estante alta? Então uma planta pendente, que caia do vaso, é o ideal…
A planta ficará num canto da sala próximo ao sofá? Então uma planta mais alta, com efeito vertical ficará melhor…
Quer colocar em cima de um balcão, no “cantinho do café”?  Então plantas menores, eretas.

Pensou, observou e definiu?
Então agora vamos conhecer algumas plantas com estas características de luz e de efeito visual:

 

As plantas

 

Peperomia Scandens: é uma folhagem pendente, de aspecto muito delicado. As flores não se destacam, portanto seu valor ornamental está nas próprias folhas que são suculentas e em formato de coração. Sua cor predominante é verde claro com a borda branca.
Gosta de ambientes bem iluminados, porém não gosta de sol direto.
Em relação às regas, mantenha o solo úmido, mas não encharcado (nesse caso corre o risco de apodrece). Pode esperar secar levemente a terra entre uma rega e outra. Para fazer novas mudinhas, é só retirar um raminho e enterrá-lo diretamente no solo. Alguns móveis de alto padrão feitos em madeira de lei e MDF de alta qualidade podem ajudar muito no processo de decoração do seu ambiente.

 

Espada de São Jorge: Seu nome científico é Sansevieria. Existem variações desta planta como a Espada de Iansã (bordas amarelas) e Lança de São Jorge (folhas cilíndricas), ela
está entre as plantas mais versáteis do modelos de Urban Jungle pois o cultivo pode ser realizado a meia-sombra, que é a forma ideal, porém a Espada de São Jorge suporta bem o contato direto com a luz solar. 

As regas podem ser bem espaçadas, pois resiste a solos áridos. Ou seja, ideal para quem não tem muito tempo. 

Hoje existem vários tamanhos disponíveis no mercado, inclusive de plantas mini, que podem decorar mesas e outros cantinhos. 
De acordo com pesquisas científicas, a Espada de São Jorge combate algumas impurezas do ar como  benzeno, metanol (formol), tricloroetileno, xileno e tolueno. E produz oxigênio durante a noite. Sendo assim, muito utilizada e conhecida como uma das plantas que purificam o ar.

 

Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii): A primeira planta desta lista que apresenta flores. O lírio da paz, tem folhagem verde escura e brilhante e flores brancas que simbolizam  a paz, deve ser cultivada sempre à meia sombra, e com regas freqüentes.

Gostou das nossas dicas iniciais? Acho que você já pode começar sua florestinha particular… 

Fique atento que estaremos trazendo mais informações e curiosidades do mundo das plantas para você se tornar um expert de dedo verde.

 

Escrito por Crys Bernardes:  Florista e Jardinista na Mania de Flor Floricultura.