Tendência: referências à natureza na arquitetura e decoração - Movelaria Oliveira

Tendência: referências à natureza na arquitetura e decoração

Nós já falamos aqui no blog sobre a tendência dos tons terrosos, que busca resgatar o contato com as nossas origens naturais.

Agora, além dos tons terrosos e em paralelo à floresta urbana (invasão das plantas na decoração), cresce o movimento que explora as texturas, formas e elementos que representam a natureza.

Isso já acontece no exterior há alguns anos e foi um verdadeiro destaque nas feiras internacionais de arquitetura no ano passado, mas se tornou um dos assuntos mais comentados aqui no Brasil em 2019.

Essa revisita à natureza se mostra em todos os detalhes, da estrutura dos ambientes até a decoração: são elementos notáveis, como a alta nos acabamentos em madeira aparente (móveis, paredes, painéis, vigas e divisórias), a preferência por decoração viva (destaque para as folhagens internas) e a volta do mármore em diversos acabamentos, assim como o granilite.

Essa tendência dos elementos naturais, porém, ocorre em um momento de respeito à natureza e alta preocupação com a sustentabilidade, o que resulta em uma série de soluções criativas e de extremo bom gosto para recriar matérias-primas naturais de forma sustentável e ambientalmente responsável.

Nesta nova realidade, temos acabamentos diversos, em pastilha, cerâmica e mdf, que recriam perfeitamente (inclusive na textura), madeiras, pedras, minerais e metais, com efeitos muito similares ao natural e as irregularidades charmosas vistas em cada um desses elementos (vincos, desenhos abstratos, linhas diversas).

Os ambientes com predominância de padrões minerais, principalmente aqueles que simulam o mármore, representam sofisticação e luxo.

Entre si, essas texturas naturais, assim como os tons terrosos e folhagens, entram em perfeita harmonia, criando um espaço moderno e aconchegante. Além disso, o bom gosto é evidente na combinação das texturas de madeira com metais e pedras.

Para personalizar seus projetos com as melhores matérias-primas de referências naturais, entre em contato com a Movelaria Oliveira.