Tipos de Marmores e suas Variações - Movelaria Oliveira

Tipos de Mármores e suas Variações

Nós sabemos que Mármores é um tipo de pedra muito usada na decoração de ambientes e até na construção de móveis sob medida, sabemos também que, eles dão ainda mais luxo aos nosso móveis e deixa qualquer ambiente maravilhoso.

Hoje vamos falar um pouco sobre essa pedra tão preciosa para os arquitetos e designers de interiores.

Bom, como falamos logo acima, Mármore é um tipo de pedra oriunda do calcário, ela se forma de várias maneiras, e sofrendo influência de vários fatores climáticos e naturais, e são esses fatores que deixam o Mármore cada vez mais raro e com preços elevados dependendo da sua forma e composição.

 

Como são formados essas belezas naturais

Mas afinal, o que torna essa pedra tão preciosa assim para compor parte do seu ambiente?

A composição das pedras é a reposta, os materiais naturais que compõem o material são quase que invariavelmente planejado, basicamente quem produz toda essa beleza é a natureza e deixa para nós decidirmos onde iremos usar.

O Mármores basicamente é composto por Calcário, usando algumas variações da natureza como, níveis de minério na terra, alterações climáticas movimentação do solo  e até atividades vulcânicas, tudo isso altera a composição da pedra deixando-as cada vez mais raras, influenciando nas cores e nos formato do veios.

 

O que são veios e seus formatos.

Curioso para saber o que são os tais veios? E para saber qual a seu papel na decoração do seu ambiente.

Os Veios, são os desenho geométricos que se formam em casa pedra, eles funcionam como impressões digitais, nenhuma remessa de pedra é igual a outra, e cada lote tem sua marca.

Os veios deixam suas pedra muito mais elegantes, é isso que as torna cada vez mais caras e raras, cada tipo de marmores tem sua cor e sua característica do veios. Agora que você já sabe o que são veios e suas variações, vamos falar de aluns tipos de marmores mais sofisiticados e como eles podem fazer diferença em seu projeto de mobília projetada e deixar seu ambiente mais sofisticado e elegante.

 

Alguns tipos de Mármores e suas Variações

Acabamento: O mármore sai das jazidas cortados em blocos ou fatias, mas ele vem no seu modo bruto, sem brilho e com a cor fosca, tudo isso pelo fato de seus processo de extração, que é um tanto quanto agressivo para pedra. 

Mas tudo isso se resolve quando as peças chegam nas manufaturas de mármores, essas são empresas especializadas em tratamento da pedra e suas técnicas são totalmente avanças para deixar o minério como vemos em seu formato usual.

 

Bruto: De qualquer maneira, ainda há possibilidade de usar a pedra na sua forma natural, ou seja, sem nenhum tratamento prévio.

 

Cristalização: Esse método se baseia na colocação de uma película espessa e brilhosa na pedra, geralmente é usada em peça que compõe o piso do ambiente, como salas de estar, banheiros e até cozinhas.

 

Polido: O polimento do mármore, é um dos métodos mais usados no mundo, essa prática deixa a pedra com brilho e muito lisa, geralmente são usadas em balcões de cozinhas ou até em móveis na vertical como painéis e estantes.

 

Levigado: A pedra recebe um tratamento de lixamento, ele fica com aspecto polido mas sem brilho, deixando o mármore com cara de natural mas ao mesmo tempo elegante.

 

Resinado: Esse método usa um tipo de resina especial, dessa forma o mármore fica com brilho inconfundível e com aspecto de espelho, na maioria das vezes é usado em cozinha pelo sua praticidade na limpeza e sua elegância.

 

Jateado: O jateamento do mármore é bem comum para peças que serão usada na parte externa da casa, esse método deixa a pedra com aspecto fosco e com textura de lixa, ideia para piso externos e paredes.

 

Tipos de Mármores,seus nomes e características 

O Mármores tem muitas variações, conforme falamos acima, essas variações de dão pelo fato da alterações climáticas, de solo e composições químicas.

Agora vamos falar de alguns tipos de mármores e suas características.

 

Mármore Nero – Mármore Negro

Começamos com o Mármore Nero, acreditamos que essa seja uma das mais belas variações da pedra. O Marmores Nero ou Mármore Negro, tem origem espanhola e sua principal característica são os veios brancos largos e com desenhos disformes, deixando assim o fundo preto do mármore ainda mais destacado. Esse mármore traz muito requinte e sofisticação para seu ambiente, ele é muito versátil e com fácil usabilidade.

 

Mármore Carrara – Mármore Branco

Essa é uma das pedra mais buscadas por arquitetos, o mármore carrara, é branco com veios indo do cinza claro até o cinza escuro, essa pedra eleva qualquer ambiente ao sofisticado, podendo deixá-lo mais iluminado e com um requinte incomparável. O Carrara como é chamado, é encontrado originalmente na Itália. Essa pedra fez história pelo fato de ser muito usada na era renascentista na Itália, deixando tudo muito lindo e elegante.

 

Mármore Travertino

O Travertino, como seu “primo” próximo o Carrara, também é original da Itália, mas com características diferentes, esse por sua vez com veios longos muitas vezes começam e terminam em linha reta, são perfeitos para composição de paredes e móveis horizontais, as cores do Travertino também são exóticas, com variações do Bege claro até o Bege muito escuro.

Uma pedra que vale muito a pena ter em seu ambiente.

 

Mármore Calacatta Oro

Essa, talvez uma das mais elegante variações do Mármore, o Calacatta é muito buscado para ambiente que contemplam requinte e muita sofisticação.

O Calacatta, pode ser um dos mármores mais caros do mundo, com sua forma geométrica e sua beleza natural, ele se encaixa em muitos projetos se tornando peça principal do seu ambiente.

 

Mármore Pigues 

O Mármore Piguês, muitas vezes é confundida com o Carrara, mas uma característica do Piguês, é que ele é mais homogêneo e tem uma densidade mais uniforme, não tendo assim poros na sua superfície, a usabilidade dele se dá muito por conta da sua rigidez e facilidade na colocação.

 

 

As Cores dos Mármores

Além das cores dos mármores citados acima, temos outras variações, mármores com cores que expandem ainda mais nosso imaginário para criação de ambientes exclusivos e luxuosos.

Algumas cores, são bem comuns entre essas pedras, mas outras nem tanto, vamos falar de mármores com cores que podemos encontrar em outras variações.

 

Mármore Rosso Verona: Com tons avermelhados e origem italiana, o Rosso Verona é uma variação perfeita da pedra, deixando qualquer ambiente em que está maravilhoso.

 

Mármore Marrom Emperador: O Marrom Emperador possui veios dourados com uma coloração mais escura, levando a tonalidade ao Marrom,  se tornando uma peça de cor única e uniforme, os veios dourados dão ainda mais requinte para a pedra a tornando uma raridade.

 

Mármore Bege Bahia: Essa é uma pedra originária do Brasil, oriunda das jazidas de Minas Gerais, ela tem uma tonalidade Bege escuro, lembrando muito o Marrom do Travertino, com veios de cores bege claro e amarelados.

 

Bom, falamos um pouco sobre mármores, mas existe muito mais variações, em sites especializado como o Minexco você pode encontrar muito mais informações sobre essa pedra que é tão preciosa.

E se você procura por móveis sob medida de alto padrão, aqui na Movelaria Oliveira produzimos peças incríveis e com a junção do Mármore que você escolher!