Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Café e Suas Variações

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Café e Suas Variações

Nós aqui da Movelaria Oliveira amamos café, e isso nos levou a escrever um artigo inteiro sobre a bebida mais queridinha do Brasil.

Nesse artigo vamos falar tudo sobre nosso café brasileiro e alguns tipos de fora, fique ligado em nosso blog que você vai sair daqui sabendo tudo sobre essa bebida que é famosamente chamada de “ouro negro”.

 

A história do café no Brasil

 

Nosso costume é levantar cedo e tomar aquele cafézinho, coado ou expresso, ele faz sucesso em todos os locais do país, chamado de “ouro negro” no século passado, o café tomou muito espaço na economia, muitos especialistas dizem que o café mudou como eram feitos os negócios naquele tempo e como ele vem influenciando o mercado até a data de hoje.

Para você saber um pouco da origem dessa bebida, vamos contar um breve história da sua trajetória, em meados de 1840 o café foi cultivado no Vale do Paraíba, mais especificamente em Ribeirão Preto, a partir daí, veio tomando força com a mão de obra escrava e a descoberta do café brasileiro pelos europeus e norte americanos, isso tornou nosso país o mais produtor e exportador de café do mundo. Tudo bem, provavelmente essa história do café pode não chamar muito sua atenção, mas agora as linhas que estão por vir, vão lhe interessar com certeza, fique com a gente e aprenda tudo sobre nosso Rei das Bebida quentes. 

 

Tipos de Café.

Para começar esse verdadeiro dossiê do café, vamos falar dos dois tipos existentes no Brasil: O primeiro é o Arábica, esse tipo de café traz mais aroma e sabor acentuado, tendo muitas vezes notas frutadas e um pouco mais de acidez.

Já o Robusta possui maior teor de cafeína e amargor, percebe-se notas achocolatadas e pouco caramelizado em seu sabor.

Saber so tipos de café é importante para falarmos da classificação, é aqui que veremos a qualidade e como você pode escolher o que se encaixa melhor ao seu paladar.

As classificações são, Tradicionais, Superior, Gourmet e Especial, essa três são estipuladas pela ABIC(Associação Brasileira da Indústria do Café). Uma última classificação vem da Specialty Coffee Association(BSCA), todas as especificações de cada classificação você pode encontrar no site das Associações.

 

Regiões Produtoras e Café no Brasil

No passado, nosso café era cultivado na sua maioria, no Vale do Paraíba e interior do estado de São Paulo, com o passar do tempo, o plantio foi migrando de região, e hoje quem produz a maior quantidade de café com a melhor qualidade, é a região Sudeste e nos estados do Paraná e Bahia, é dessas regiões que saem os melhores cafés do mundo, e se você é um viciado em café, provavelmente já experimentou a bebida de Minas Gerais, esse é o estado que produz o melhor blend do mundo, isso mesmo, o melhor aroma e melhor paladar que existe, esse título veio graças ao cuidado “exagerado” e a qualidade da terra em que está plantado.

Bom, agora sabemos onde encontrar o melhor café, suas classificações e até os detalhes de como consumir o melhor café do mundo.

No próximo parágrafo vamos falar de alguns cafés especiais de variadas regiões do mundo.

 

Sabores e Variedades do Café no Mundo

Já falamos que o café tem suas variações, tanto na qualidade quanto na característica do fruto(Arábica e Robusto), agora vamos falar de quais modalidades de café existem no mundo.

Existem vários estabelecimentos especializados em café, e é nesse lugares que se encontram a maior variedade e os sabores mais intensos da bebida.

 

Café Expresso Curto

O café Expresso se dá pelo fato da seu modo de preparo, o pó é prensado em um “charuto” de aço, dessa forma ele é passado com uma pressão de 90Bar de pressão e água á 85C°, com quantidade específica de água, que pode varia entre 25 e 30ml, isso faz com que a água quente extraia o máximo da essência do café.

 

Café Expresso Longo

O café longo é basicamente feito no mesmo formato do expresso curto, mas com maior quantidade de água que pode variar entre 40 e 50ml.

 

Expresso Ristretto

Esse, feito na mesma máquina que o expresso curto e longo, porém com uma peculiaridade, ele é feito com pouca quantidade de água e muito pós prensado, entre 15 e 20ml, isso deixa ele mais intenso e robusto, trazendo o verdadeiro sabor do café!  

 

Café Carioca

O café carioca consiste em uma intensidade menor, para chegar nesse teor, geralmente se coloca um pouco de água após o preparo do café, a quantidade de água pode variar em torno de 90 e 100ml.

 

Expresso Latte Macchiato

O Latte Macchiato, nada mais é do que café com leite, mas não é só um café com leite comum, essa modalidade se dá por conta da espuma de leite(Leite Vaporizado) que se coloca por cima do café expresso após o preparo. 

 

Mocca

Essa é uma versão sofisticada do Latte Macchiato, com um terço de leite vaporizado, um terço de espuma de leite e um terço de café expresso, é uma das melhores combinações de café com leite que existe, vale a pena provar.

 

Agora que você já sabe os tipos de preparo e quais são os melhores grãos, corre lá fazer aquele café delicioso, e aproveitar ao máximo seu dia.

 

Agradecemos por nos acompanhar até aqui, siga a Movelaria Oliveira nas redes sociais, sempre postamos novidades e tendência em móveis sob medida de alto padrão